Polícia Civil faz ação para desarticular grupo Black Blocs, no Rio

Mais de 2 mil políticos eleitos em 2012 são flagrados recebendo Bolsa Família
11 de outubro de 2013
‘Der Spiegel’: Polícia Militar do Rio de Janeiro é “pior do que gangues”
12 de outubro de 2013

Polícia Civil faz ação para desarticular grupo Black Blocs, no Rio

Policiais civis realizam uma operação para tentar desarticular o grupo Black Blocs, que protagoniza atos de vandalismo e violência durante protestos no Rio. A ação da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) começou na manhã desta sexta-feira (11) e, até as 10h, pelo menos seis pessoas tinham sido levadas para prestar esclarecimentos.

Segundo o delegado titular do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), Fernando Reis, os agentes visam cumprir 17 mandados de busca e apreensão em vários locais da capital fluminense. Eles apreenderam computadores, equipamentos eletrônicos e máscaras durante vasculhamentos em residências.

Ainda de acordo com o delegado, a Polícia Civil pediu quebra de sigilo de dados de pessoas investigadas para saber que nível de envolvimento elas têm com os Black Blocs. “A Polícia Civil, em momento algum, questiona o direito de manifestação, mas o caso é que eles praticam crimes”, ressaltou.

Segundo o advogado do Instituto de Defensores dos Direitos Humanos (DDH) Felipe Coelho, duas pessoas tinham sido liberadas após os depoimentos até o mesmo horário. Equipes do instituto acompanham os depoimentos.