Anonymous divulga o extracto bancário do partido governante de Espanha

X-47b
Novos aviões não tripulados Drones dos EUA podem revolucionar o conceito de guerra
11 de julho de 2013
Top Secret
Snowden detalha como Microsoft colaborou com governo dos EUA
11 de julho de 2013

Anonymous divulga o extracto bancário do partido governante de Espanha

Anonymous

O Anonymous publicou as informações confidenciais das contas financeiras do partido regente espanhol, o Partido Popular (PP), desde 1990 até 2011 na Internet.

Recentemente, o juiz encarregue do caso Gürtel [en], um escândalo de corrupção política atual evolvendo membros do PP, pediu acesso aos documentos com data desde 1990 sob suspeita de financiamento ilegal. O PP recusou, alegando que só eram obrigados a entregar os documentos relativos aos últimos cinco anos.

A 8 de Julho de 2013, o grupo Anonymous fez o upload de aproximadamente 5Gb de dados sobre as contas do partido, e em simultâneo, tornou públicos os dados financeiros deles desde 1990 no portal anonyourvoice.com. O conteúdo espalhou-se rapidamente através de redes sociais online, torrents, blogs e canais de informação aos cidadãos. O nome que o grupo Anonymous deu à divulgação foi:

Cables contables. PPgoteras. Lo que debería ser público, será público.

Contabilidade na rede. PPdivulgações. O que deveria ser público será público.

Esta informação, a qual, antes não se encontrava disponível publicamente, fica agora disponível para todos os cidadãos. Milhares de cidadãos através de redes sociais online já começaram a partilhar e examinar minuciosamente os documentos. Pode acompanhar a investigação destes documentos sob o hashtag #CuentasdelPP [es]:

@15MayoValencia: ¿Quieres echar una mano con la #AuditoriaCiudadanaAlPP? Descarga las #CuentasDelPP, analiza y comparte! http://fb.me/L8xmiwBh

@15MayoValencia: Queres dar-nos uma ajuda com #AuditoriaCiudadanaAlPP [es] [AIPP Auditoria pelo cidadão]? Baixa as #CuentasDelPP [es] [Contas do PP], Analisa e partilha!http://fb.me/L8xmiwBh [es]

@LaliSandi: Lo nunca visto: las #cuentasdelpp explotan y se esparcen a pedacitos por la red.

@LaliSandi [es]: Nunca antes visto: as #cuentasdelpp [es] [Contas do PP] explodem e espalham-se através da internet em bocadinhos pequenos.

[email protected]#CuentasDelPP Ya en serio ¿No va a dar nadie la cara durante el día de hoy? un comunicado? nadie del @PPopular ni empresarios donantes?

[email protected] [es]#CuentasDelPP [es] [Contas do PP] Agora a sério, ninguém vai dar a cara durante o dia de hoje? um comunicado? Ninguém do @PPopular [es] [Partido Popular] nem empresários patrocinadores?

O PP, o qual prometeu durante a sua campanha eleitoral submeter um decreto de lei de transparência antes dos primeiros 100 dias de governo mas ainda não formalizou a legislação, foi exposto através da divulgação dos dados da sua gestão financeira para os olhos atentos de centenas de pessoas anonimas. A gestão pública está a ser examinada.