Espanhóis ocupam as ruas contra o governo Rajoy

A preservação de Ilhabela está com os dias contados !!
23 de fevereiro de 2013
Promotores paulistas levantam fichas de deputados em reação á PEC 37
24 de fevereiro de 2013

Espanhóis ocupam as ruas contra o governo Rajoy

Milhares de espanhóis tomaram as ruas de ao menos 80 cidades do país neste sábado (23) em protesto contra a política econômica do governo liderado pelo primeiro-ministro Mariano Rajoy. “Não ao golpe de Estado financeiro. Não devemos, não pagamos”, foi o tema da manifestação, em referência a um golpe de Estado ocorrido há 32 anos e que foi feito por um grupo de militares para tentar pôr fim à então recém-criada democracia espanhola.

manifestação-espanha

Os manifestantes também fizeram críticas à postura de Rajoy no que se refere ao caso Bárcenas, no qual ele e outros líderes do governista PP (Partido Popular) são acusados de receberem pagamentos ilegais. Houve gritos de “levam dinheiro por fora e despedem os trabalhadores”.

Os madrilenhos (principal foco do protesto) também se mostraram contrários aos cortes em saúde e educação e à privatização de empresas públicas. Na Porta do Sol, tradicional local de manifestações, muitos usavam roupas brancas, em referência à crise nos hospitais. O protesto aconteceu sem maiores problemas até às 20h locais, quando estava previsto o fim da manifestação. A partir desse horário, os cerca de 2.000 policiais que faziam a segurança do evento tentaram dispersar o movimento, causando alguns confrontos. Ao menos 40 pessoas foram detidas.