Instagram é alvo de processo na Justiça dos EUA

Após polícia negar registrar queixa, indiana estuprada comete suicídio
28 de dezembro de 2012
iphone5 envergado
iPhone 5 pode envergar no seu bolso?
29 de dezembro de 2012

Instagram é alvo de processo na Justiça dos EUA

Facebook swallows Instagram for 1 billion US dollars

Mesmo após rever a política de privacidade para eliminar as cláusulas que lhe permitiam tomar os direitos de autor dos utilizadores, o Instagram agora é alvo de um processo judicial nos EUA.

O escritório de advogados Finkelstein & Krinsk, baseado em São Diego, na Califórnia, alega que a nova política de privacidade representa uma quebra de contrato em relação aos termos actuais.

O escritório registou o processo no tribunal da Califórnia na sexta-feira.

As novas regras do Instagram entram em vigor a 19 de Janeiro de 2013, mas já foram revistas devido à comoção de utilizadores na Internet que não gostaram da possibilidade de ver os direitos das imagens que publicaram serem automaticamente transferidos para a rede social.

Em vez de tomar os direitos, o Instagram voltou atrás e afirmou querer apenas “licenças de uso” das fotos.

Segundo o texto do processo, as licenças de uso constituem um uso não consensual do “”nome, voz, assinatura, fotografia e afins” dos utilizadores, o que viola a lei da Califórnia.

O processo afirma que, se não concordarem com os novos termos doInstagram, os utilizadores podem cancelar o seu perfil, mas abrirão mão do que foi previamente partilhado na rede social.

Além disso, o processo acusa o Instagram de limitar as vias pelas quais os utilizadores podem reclamar os seus direitos.