Japão ganha serviço de internet mais rápido do mundo
Internet

Japão ganha serviço de internet mais rápido do mundo

Um provedor de internet japonês com participação da Sony anunciou nesta terça-feira (16) que passará a fornecer conexão de internet com velocidade de 2 Gbps (gigabits por segundo). Segundo a empresa, a velocidade de conexão doméstica entregue ao usuário é a “mais rápida do mundo”. No Brasil, a velocidade máxima oferecida pelos provedores está na casa dos 100 Mbps.

Japão ganha serviço de internet mais rápido do mundo

Internet

O serviço é baseado em uma rede de fibra óptica que conectará casas, apartamentos e pequenas empresas em Tóquio e outros cidades próximas. Segundo o provedor, os consumidores pagarão cerca de R$ 100 por mês para ter a conexão, desde que assinem um contrato de dois anos. Além disso, é preciso pagar cerca de R$ 1 mil pela instalação do serviço. Além dos 2 Gbps para download, os usuários terão a impressionante marca de 1 Gbps para upload.

Cerca de 25% das residências no Japão estão conectadas à internet por meio de fibra óptica, graças ao incentivo do governo local. No Japão, a média de velocidade oferecida por conexões de fibra óptica é de 1 Gbps.

O Japão ocupa atualmente, de acordo com associações do mercado de FTTH (fibra até a casa, na sigla em inglês), o segundo lugar no ranking mundial de uso de conexões de fibra óptica para acesso a internet no mundo, perdendo apenas para os Emirados Árabes Unidos, onde a taxa de utilização é de 70%.