Moscou concede asilo temporário para Snowden

EUA espionam até chat do Facebook
1 de agosto de 2013
Banco Central beneficia rentistas da dívida publica
2 de agosto de 2013

Moscou concede asilo temporário para Snowden

Após passar 40 dias na área de trânsito do aeroporto de Moscou, o ex-técnico da CIA e agora ‘inimigo número 1’ dos EUA, Edward Snowden, finalmente recebeu asilo com validade de 1 ano das autoridades russas, revelou nessa quinta-feira (01) o seu advogado Anatoly Kucherena.

– Acabei de entregar a ele os documentos do Serviço Federal de Migração da Rússia. Ele foi para um local seguro e segurança é uma questão muito importante para ele. Sua localização não será divulgada por razões de segurança já que ele é o homem mais perseguido do planeta. Ele mesmo decidirá para aonde ir. – disse Kucherena aos repórteres que esperavam Snowden.

Edward Snowden recebe asilo temporário do governo russo

Edward Snowden recebe asilo temporário do governo russo

O ex-técnico da CIA que é acusado pelo governo do Estados Unidos pelo ‘crime’ de espionagem após revelar ao mundo os programas que o governo do seu país mantinha/mantêm que quebrava a privacidade de qualquer cidadão americano e até mesmo programas que espionavam governos dos mais diversos lugares do planeta.

Para especialistas, a concessão do asilo ao americano pode abalar as já não tão sólidas entre os governos da Rússia e EUA. Todavia, para Yuri Ushakov (alta autoridade do Kremlin) os laços entre os dois países que polarizaram o mundo na Guerra Fria não sofrerão abalos e classifica tal episódio como ‘insignificante’.

– O Putin (Vladimir Putin, presidente da Rússia) manifestou esperança muitas vezes de que isso não afetará o caráter de nossas relações.

A Casa Branca ainda não se pronunciou sobre o assunto.