Traga você mesmo a solidaria #Operação Mais Pão Menos Opressão para sua cidade

Anonymous sai para as ruas em protesto contra Coca-Cola – #OutOfOrder
8 de março de 2013
Conheça as empresas de “vigilancia” denunciadas pela WikLeaks
10 de março de 2013

Traga você mesmo a solidaria #Operação Mais Pão Menos Opressão para sua cidade

Como é a ideia simplificada: Amanhã ocorrera o mutirão de distribuição de alimentos “Mais Pão Menos Opressão”

Depois de realizada pela 1º vez: #OpMaisPaoMenosOpressao: como foi a realização

Como foi tomar a iniciativa:  Mutirão de distribuição de alimentos é promovido por Anonymous da Cidade de São Paulo

Organize-se você também: #Operação mais Pão menos Opressão: Sondagem e Organização

Oriente-se no grupo: http://www.facebook.com/groups/Op.Alimentos/

maispao

Projeto social denominado “Mais pão menos Opressão” que tem como objetivo reunir pessoas adeptas à ideia Anonymous e que se reuniram espontaneamente no Centro de São Paulo para dar alimento aos moradores de rua. No Dia 17/02, às 18h cerca de 60 pessoas se reuniram espontaneamente para levar um pouquinho de alimento e dignidade aos moradores de rua. Neste dia foram servidos cerca de 1.000 lanches (pão com frios) e aproximadamente 150 litros de suco. Foram alimentadas cerca de 450 pessoas, pois muitos repetiram o lanche, duas, até 3 vezes.

O Projeto nasceu na internet, nos Fóruns que compartilham a ideia Anonymous e se alastrou por vários cantos do Brasil onde muita gente tem procurado os organizadores para repetir esta ação em suas Cidades.

Mas o que tem de tão extraordinário nesta iniciativa?

Bom, antes de mais nada só o fato dela ter nascido na internet já é um motivo de notoriedade, pois mostra o poder da mobilização espontânea de pessoas que não se conhecem em prol de um objetivo compartilhado em comum. Neste caso alimentar pessoas que são esquecidas pelo Governo e também passam despercebidas pela própria sociedade. São pessoas que sofrem da chamada invisibilidade social.

Não bastasse esta invisibilidade, o que muita gente não para pra pensar são os motivos que levam as pessoas a morarem na rua. Se sua resposta for unicamente uma destas: a vagabundagem, a preguiça , algum espírito maligno que se apoderou do corpo da pessoa, que o destino daquela pessoa foi selado em seu nascimento, que a pessoa mora na rua porque quer pois não falta emprego, e etc.

O projeto visa exatamente fazer uma análise de cada caso e tentar entender o significado da condição que leva uma pessoa a morar na rua. A primeira fase esta sendo de aproximação, de estudo e de criação de vínculo de confiança entre os moradores de rua e as pessoas que se voluntariam neste projeto. Também são explorados quase que imperceptivelmente pelos participantes, mas intencionalmente pelos organizadores a temática da quebra deste conceitos e preconceitos que foram citados anteriormente. Outra questão que leva-se em conta é a perda do medo que a própria população tem de chegar perto de um morador de rua e com esta aproximação, tentar entender seus motivos de ter entrado nesta vida e de não conseguir sair dela.

O projeto não é totalmente inovador, pois existem diversas ONGs e igrejas que realizam este trabalho de doação de alimento a muito tempo, como é o caso da Ong Anjos da Noite, inclusive mais substancial e mais frequente que os lanches e sucos, estas Ongs doam marmitas com refeição e sopão em dias regulares. A diferença é a forma como surgiu o Projeto Mais Pão Menos Opressão, totalmente desvinculado de qualquer bandeira política ou religiosa e sem nenhum auxílio de qualquer instituição constituída. A iniciativa é totalmente espontânea e nasceu da internet.

Alguns podem se perguntar: “O que isto tem a ver com a temática da ideia Anonymous?” – Sim… É uma pergunta inevitável.

Antes seria necessário entender o que é a ideia Anonymous, mas isso é assunto para outro texto e subtende-se que quem lê este texto saiba do que se trata. Se não sabe recomendo que faça uma busca na internet que existe material farto, pois o tema surgiu em meados do ano 2003.

Para aqueles que conhecem, basta dizer que Anonymous é conta Governos corruptos e contra injustiças sociais que em muitos casos advém da própria corrupção, desvio de verba e mau investimento do dinheiro dos impostos no aparelhamento público. Toda esta situação de corrupção e mau uso do dinheiro público gera um sistema exclusivo e opressor e por isso que o projeto chama-se “Mais pão e menos opressão”.

O pão que se refere no nome do projeto não seria exatamente pão no sentido literal da palavra. O leitor pode entender que neste caso a palavra pão refere-se a condições justas aos cidadãos que pagam impostos altíssimos. Existe o estudo que aponta que o povo brasileiro trabalha absurdos 5 meses por ano só para pagar Imposto. Seria justo que estes impostos fossem repassados à população em serviços de qualidade para que ela não precisasse se render às adversidades da vida e cair na condição de morador de rua. Se o internauta parar pra pensar, qualquer um destes morador de rua que conseguir superar as adversidades e retomar o prumo da sua vida sendo um cidadão produtivo, já estará em débito com o Estado opressor, 5 meses dos seus rendimentos.