Governo anuncia que vai liberar arquivos da Ditadura mantidos em segredo

Bradley Manning é candidato ao Prêmio Nobel da Paz em 2013
5 de março de 2013
Morre aos 58 anos Hugo Chávez, presidente da Venezuela
5 de março de 2013

Governo anuncia que vai liberar arquivos da Ditadura mantidos em segredo

A assessoria da Casa Civil da Presidência da República informou ontem que vai enviar para o Arquivo Nacional documentos produzidos durante a ditadura militar (1964-1985) que são mantidos em segredo. O anúncio ocorreu no dia em que o jornal ‘Folha de S.Paulo’ denunciou que, apesar da Lei de Acesso à Informação, há ainda documentos inacessíveis, retidos pelo governo.

O material inclui memorandos, cartas, ofícios, avisos, exposições de motivos e telegramas de ministros de pelo menos nove áreas, incluindo os militares. Agora, segundo a Casa Civil, os documentos serão mandados ao Arquivo Nacional, que é vinculado ao Ministério da Justiça, e ficarão disponíveis para consulta pública.

Ao anunciar a decisão de liberar os documentos, a assessoria da Casa Civil informou que eles serão “preparados e organizados para envio para o Arquivo Nacional, onde ficarão disponíveis para consulta pública”. A expectativa é que qualquer pessoa possa ter acesso aos documentos.

MEDO DE COMUNISTAS

Um dos documentos do acervo secreto citado pelo jornal é de 1970. Nele, o então ministro da Justiça, Alfredo Buzaid, anuncia uma “guerra psicológica contra os comunistas” via meios de comunicação, através de artigos, além de peças de teatro de “fundo moral e patriótico”

Leia também: