A tecnologia reinventou o poder alienante da TV

Vetos presidenciais relacionados á lei dos royalties são derrubados no Congresso Federal
7 de março de 2013
System Failure
Pesquisadores ganham US$ 100 mil ao encontrada falha no Chrome e Windows 7
8 de março de 2013

A tecnologia reinventou o poder alienante da TV

A palavra alienação vem do latim alienus, que veio a dar “alheio”, significando “o que pertence a um outro”.
Alienantes são todos os recursos da “sociedade do espetaculo” reinventados para tornar  alheio ao proprio TEMPO.
O que adianta trocar as novelas por horas e horas vendo series, jogando videogames, navegando online de forma improdutiva. Horas consumidas da semana operando aparelhos, a tecnologia reiventou o o poder alienante da TV.

Passividade é a palavra chave que diferencia a dinâmica da velha TV e da internet. A interferencia ativa garante a desalienação?

Ao dissolver a passividade diante da tela não dissolve-se juntamente todos os valores absorvidos. Aquela leitura solitaria, em um papel que não pode ser rapidamente exibido, compartilhado e comentado perde espaço e esse imediatismo é tomado por construtivismo.

564208_10151136324430139_784519174_n

É velho na filosofia, a diferenciação entre instrumento e aparelho, o instrumento é manipulado como uma extensão. O aparelho é usado até uma certa medida, nos só “usamos” o aparelho até onde podemos desvenda-lo, e por sua parte desconhecida somos usados.

Tempo: Até o trabalho é uma forma de alienação, pois se junta as atividades que consomem as horas, as horas do exercício os diteiros, as horas de leitura, de interferencia.  As interações espectrais desse mundo além das digitais dos dedos consomem o tempo de intervir.

Em 40 minutos de palestra a filosofa Marcia Tíburi lança o mundo virtual ao olhar das premissas da filosofia. Logo o início a primeira relação é contextualizar o campo de concentrar palavras (twitter) ao campo de concentração, a coletividade do olhar e a psicanalise da publicidade,  desvendar os mecanismos para descobrir o alcance do controle, e a TV exercendo a função do que ela chama de Olho de Vidro, que não me vê mas cria a ilusão de enxergar.

Alienação ao longo dos tempos (PDF): http://www.lusosofia.net/textos/serra_paulo_alienacao.pdf

375182_318881818226964_1488707107_n

Leia também: