Aplicativo de celular pode roubar dados de cartão de crédito por aproximação

O poder do controle
29 de abril de 2013
Presidentes da Câmara e do Senado, cogitam arquivar a PEC que limitaria o STF
30 de abril de 2013

Aplicativo de celular pode roubar dados de cartão de crédito por aproximação

Seu cartão de crédito não está seguro contra fraudes nem mesmo quando está dentro da carteira, dentro do bolso. Um aplicativo para Android pode utilizar o campo NFC de um celular para se comunicar com o cartão quando aproximado para extrair suas informações pessoais.

Segundo a CBC News, o processo leva apenas um segundo para ser concluído e, como não requer nem mesmo contato físico, não deixa qualquer tipo de evidência. A emissora obteve sucesso ao testar o app em um Samsung Galaxy S3.

Para que o aplicativo funcione, no entanto, é necessário que o cartão tenha a funcionalidade NFC, que permite pagar alguma conta por aproximação. Nem todos os cartões de crédito possuem este recurso e a tecnologia ainda não é muito popular no Brasil. Cartões como o MasterCard PayPass e Visa payWave, disponíveis no exterior, estão sujeitos a este problema.

As companhias contatas pela emissora, no entanto, minimizam o problema. Segundo elas, mesmo que o número seja obtido desta forma, o infrator não teria contato com o código de segurança que fica atrás do cartão. Além disso, ao fazer uma compra online, outras etapas de verificação são necessárias, o que inviabilizaria a utilização fraudulenta.