Conheça alternativas ao Google para buscas privadas

De colaborador com a ditadura de Videla a Papa
19 de julho de 2013
Inscrição para graduação gratuita na Nova Zelândia vai até dia 26/07
19 de julho de 2013

Conheça alternativas ao Google para buscas privadas

Em tempos de NSA e Prism, qualquer grande empresa de tecnologia está sob suspeita de colaboração com o governo com o programa de vigilância do governo dos Estados Unidos, vazando as informações de seus usuários.

A BBC Brasil organizou uma lista de buscadores que servem como uma alternativa à maior página de buscas do mundo. Selecionamos aqueles que prometem manter os dados dos usuários em sigilo.

DuckDuckGo
Em tempos de desconfiança sobre a privacidade na internet, a popularidade do DuckDuckGo tem aumentado e batido recordes. Seu sistema de buscas se baseia na privacidade do usuário e a empresa garante que nenhuma das buscas pode ser rastreada até chegar na pessoa responsável por ela.

O buscador diz não criar cookies para seus usuários e, por isso, não apresenta publicidade direcionada, o que é positivo, de acordo com a visão dos criadores, que afirmam que este sistema evita que o usuário fique preso a uma bolha de filtros.

StartPage
Gosta do Google, mas teme suas políticas de privacidade? A StartPage pode ser uma alternativa viável, que usa o motor de buscas do Google, mas impede que o usuário seja identificado pela empresa pela utilização de cookies.

É uma boa alternativa para quem quer se manter privado, mas ele tem uma desvantagem em relação ao Google por não oferecer resultados personalizados, o que é talvez o motivo da liderança de mercado.

Yacy
Para quem não confia em um servidor central para suas buscas, a alternativa é o YaCy, software de código aberto que utiliza tecnologia P2P para encontrar o resultado para pesquisas. Ou seja: em vez de seus próprios servidores, ele usa o computador dos usuários para achar as páginas procuradas.

Por não ser controlado por uma empresa e não ter como objetivo o lucro, ele não exibe publicidade e também não pode ser censurado. Ele também é capaz de indexar conteúdo de locais onde os buscadores comuns não chegam, como a rede Tor.