EUA espionam mais de 31 bilhões de fotos por dia

Pirataria
Crime digital aumenta em SP
14 de agosto de 2013
Protesto pela melhoria do SUS no Hospital Sírio-Libanês
14 de agosto de 2013

EUA espionam mais de 31 bilhões de fotos por dia

Na sexta-feira passada, uma informação importante foi divulgada pelo governo dos Estados Unidos: em missões estrangeiras, a Agência Nacional de Segurança espiona 1,6% do tráfego mundial de internet, que diariamente produz 1,826 petabyte de conteúdo. E embora a NSA tenha minimizado esses números, ainda é muita coisa.

Levantamento feito pela Locaweb revela sobre o quanto eles estavam falando. São quantidades expressivas, mesmo observando apenas três dos elementos fundamentais da rede mundial de computadores: imagem, música e vídeo.

Esse 1,6% bisbilhotado por Barack Obama equivale a mais de 31 bilhões de imagens em tamanho 10×15 (o padrão dos álbuns de fotografia). Se levarmos em conta filmes em resolução Blu-ray (bem melhor que boa parte do que está no YouTube), seriam mais de 15 milhões.

Em termos musicais os números também impressionam. Seriam mais de 6 bilhões de arquivos em MP3 com 3 minutos de duração cada; o equivalente a 35 mil anos de música.

Só que nem tudo isso é efetivamente analisado. Um relatório da NSA diz que somente 0,00004% do total é separado para revisão – uma moeda de 10 centavos dentro de uma quadra de basquete, segundo a agência. Mas, em termos de conteúdo, continua sendo bastante coisa. 784,2 mil fotos, 382 vídeos e 153,5 mil músicas são olhadas de perto pelo órgão de espionagem norte-americano. Todos os dias.