Hacker diz que é possível controlar um avião usando um app Android

Atualização do Windows 7 problemática é retirada do ar
15 de abril de 2013
Justiça nega pedido de Aécio para extinguir processo por não ter aplicado em saúde o mínimo previsto na Constituição de 2003 a 2008
15 de abril de 2013

Hacker diz que é possível controlar um avião usando um app Android

Hugo Teso, que é consultor de segurança na Alemanha, em uma palestra no evento Hack In The Box, voltada para segurança e realizada em Amsterdã, na Holanda, provou que é possível controlar uma aeronave em pleno voo apenas usando um aplicativo para Android.

Chamado de PlaneSploit, o aplicativo  mostrou que com habilidades básicas de qualquer hacker é possível ter acesso ao avião e controlá-lo à distância.

Para isso, é preciso apenas de um radiotransmissor e um software de gerenciamento de voos. Segundo Teso, uma falha de segurança existente hoje nos protocolos usados pelas aeronaves para se comunicarem com o solo, possibilitou a criação do aplicativo.

Ele fez a demonstração na palestra mostrando comandos que poderiam derrubar a aeronave, mudar seu curso ou mesmo pisca várias luzes no painel apenas para confundir. Claro, as funcionalidades não foram mostradas na prática, mas sim, Teso mostrou que é possível invadir um sistema de voo.

Segundo ele, sua palestra serviu para alertar para as falhas de seguranças existentes hoje e que os protocolos precisam de mais atualização. É um tema sério, sobretudo quando envolve a vida de milhares de pessoas. O app não foi disponibilizado para download em sites, segundo Teso.