Senado aprova a Lei das lan houses

Hacker publica dados de 15 mil usuários do Twitter
21 de agosto de 2013
Vereadores viajam 1.638 km para denunciar contrato do lixo firmado sem licitação pública
22 de agosto de 2013

Senado aprova a Lei das lan houses

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou dia 20/08 a “Lei das lan houses”, que declara esses estabelecimentos de especial interesse para a universalização do acesso à internet. A proposta recebeu somente uma alteração que padroniza o uso da expressão “rede mundial de computadores” em seu texto.

lanhouse

O objetivo do projeto é criar incentivos que facilitem a regularização desses estabelecimentos e permitam e eles acessar facilmente recursos públicos destinados a ampliar sua infraestrutura ou a adquirir novos computadores. “Faz-se cada vez mais necessário o acesso facilitado à Internet para que se exerça plenamente a cidadania”, afirmou o relator da lei, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES).

Além de incentivar o estabelecimento de lan houses, o projeto também trata de modificar outras propostas que procuravam criminalizar esses locais. Lojas do tipo são especialmente importantes por configurarem o meio mais acessível para que pessoas com pouca renda possam navegar pela rede mundial de computadores.

A maior dificuldade enfrentada por autoridades para envolver esses locais em políticas públicas é o fato da maioria deles atuar de maneira informal. Para que o PLC 28/2011 entre em vigor, será preciso que ele seja avaliado pela Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática, para só então poder passar pela sanção presidencial.