Site ajuda usuário a cancelar serviços online e ‘desaparecer’ da internet

Falha expõe dados de clientes do Banco do Brasil e Bradesco
26 de agosto de 2013
Envolvido no mensalão do DEM doou R$ 8,2 milhões ao PSDB
27 de agosto de 2013

Site ajuda usuário a cancelar serviços online e ‘desaparecer’ da internet

Cancelar a sua conta em um serviço online ou rede social pode ser uma tarefa árdua. Muitas empresas escondem esse tipo de informação e dificultam o desvincilhamento dos usuários. Pensando nisso, os britânicos Robb Lewis e Ed Poole criaram o “justdelete.me”, um site que reúne os links diretos para as páginas de cancelamento das principais ferramentas da internet e ajuda você a “desaparecer” da rede. Acesse.

justdeleteme

Segundo Lewis, o site surgiu a partir de reclamações no Twitter. “Depois de ler alguns tuítes falando de como é difícil deletar a sua conta no Skype e ouvir que o Netflix não remove as suas informações, resolvi contruir o ‘justdelete.me'”.

O “justdelete.me” classifica o seu diretório de links de acordo com a dificuldade para cancelar os serviços. O Facebook, o Twitter e o Foursquare, por exemplo, são considerados fáceis, enquanto que o Netflix, o WordPress, e a Wikipédia levam o rótulo de impossíveis, já que não permitem que o usuário remova seus dados.

Nos serviços considerados difíceis ou impossíveis, o site dá detalhes de como se livrar da conta indesejada ou do argumento da empresa para não permitir isso. No caso do organizador Evernote, por exemplo, o “justdelete.me” informa que não é possível deletar sua conta, mas apenas desativá-la temporariamente, e que essa desativação não remove suas informações pessoais do serviço.

Os usuários podem sugerir a inclusão de novos serviços ao “justdelete.me”. Ele possui ainda uma extensão para o navegador Google Chrome que avisa da dificuldade em cancelar um serviço que você esteja visitando, caso ele seja cadastrado no site.