WhatsApp: entenda a falha geral do último sábado

SP: ato contra Copa tem prisão de manifestantes e jornalistas
23 de fevereiro de 2014
Novo ato do “Não Vai Ter Copa” é marcado para dia 13 de março
24 de fevereiro de 2014

WhatsApp: entenda a falha geral do último sábado

Jam Koum afirma que o problema foi iniciado em um roteador de controle, que gerou efeito cascata nos servidores da empresa.

Jam Koum, o CEO e fundador do WhatsApp enviou um email para o site The Verge explicando todos os detalhes da queda do serviço. Segundo ele, o blecaute foi o maior e mais longo de todos os tempos, tendo afetado todos os usuários do serviço, praticamente sem exceções. E o problema todo foi originado em um roteador de rede.

[related_posts]

Este roteador teria causado uma falha em cascata nos sistemas de rede do WhatsApp, afetando diretamente os servidores. Koum não informou qual a causa dessa falha no roteador, mas garante que isso não tem relações com a publicidade que o WhatsApp teve após o anúncio da aquisição, que balançou o mercado na última semana – e que poderia ter causado sobrecargas nos servidores.

Para evitar que novas falhas desse tipo aconteçam, Koum afirma que o WhatsApp está tomando medidas para proteger os servidores de possíveis falhas gerais no futuro. Segundo o que o próprio Koum afirma, os engenheiros do serviço estão se assegurando de que isso não vai acontecer outra vez.